quarta-feira

O Projeto Música

O que a Fase 3.2 aprendeu no projeto Música:

Eu aprendi que aprendemos a gostar das músicas depois que nós passamos a ter conhecimento e prestamos bastante atenção na letra, aprendemos a ver que é uma música que tem sentido, totalmente diferente daquelas músicas de hoje que muitas vezes falam coisas que não tem nada a ver....

Adnice Pereira da Silva

Aprendi que a Música Popular Brasileira é uma música alegre, dançante e tem vários ritmos.... agora presto mais atenção nas letras das músicas que eu sempre escutei, mas nunca tinha prestado muita atenção.

Ana de Jesus Rocha

Eu já gostava de música e agora, nesse semestre, passei a gostar mais ainda porque tenho certeza que música me faz bem. As antigas são melhores para ouvir quando se está com “dor de cotovelo”.

Bernarda Gorete da Silva

Sempre gostei de música, mas nunca tinha escutado Adoniran Barbosa, Paulinho da Viola.Gostei muito. Gostei também de saber que tem músicas que vários instrumentos podem ser usados de uma só vez. Nesse projeto eu aprendi a escutar melhor as músicas e prestar atenção nas letras.

Cícero Roberto Gomes da Silva

Aprendi que as músicas brasileiras são bonitas e fazem lembrar do passado....gostei do filme do Dominguinhos, O Milagre de Santa Luzia. Aprendi a ouvir as músicas antigas que eu nunca ouvi na vida e, agora ouço de vez em quando. Aprendi também ouvir músicas clássicas que são bonitas e relaxam.

Claudinei Guedes de Oliveira

Este semestre aprendi sobre a música popular e coisas que eu não sabia. Gostei muito de ter estudado sobre música. Aprendi sobre as músicas do Paulinho da Viola, Maria Bethânia, Chico Buarque e gostei da música: A Banda .

Enedino da Silva Oliveira

Aprendi a prestar mais atenção nas letras das músicas e me interessar pela história de vida dos cantores. Eu não sei mais ficar sem um livro. Eu consegui ler vários livros e conheci várias histórias de vida como: Luiz Gonzaga, Adoniran Brabosa, Chico Buarque, Paulinho da Viola, João Gilberto, Pixinguinha. Quero conhecer ainda muito mais porque eu gostei muito do que comecei a descobrir nesse semestre.

Francisca Rodrigues da Luz Oliveira

Adoro música e passei a gostar mais quando eu assisti o documentário do Paulinho da Viola que me fez sentir coisas boas. Passei a gostar mais de música, pois faz bem para o corpo e para a alma. Não saberia viver sem.

Gilvânia Silva da Costa

Eu aprendi e conheci vários artistas, tais como:Maria Bethânia, Gilberto Gil, Paulinho da Viola e etc... também aprendi sobre vários instrumentos musicais que eu não conhecia.

Márcia Valéria S. Silveira

Aprendi muitas coisas sobre a Música Popular Brasileira porque antes de estudarmos eu não tinha muito interesse em ouvir música, mas agora não fico sem um radinho do lado. Quando eu chego mais cedo na escola, procuro a biblioteca para ter mais conhecimento sobre os cantores. Já li muitos livros sobre vários músicos: Paulinho da Viola, Cartola, Luis Gonzaga, Toquinho, Maria Bethânia e descobri que a Música Popular Brasileira é bastante conhecida não só no Brasil como em outros países.

Irani Santos Rocha

Eu não gosto muito desses tipos de músicas então não me interessei muito, mas eu li o livro do Ary Barroso e do Adoniran Barbosa e aprendi um pouco sobre a vida deles. Gostei mesmo de ouvir o Trem das Onze e a Saudosa Maloca. Estou começando a gostar desse tipo de música. Na verdade estou gostando de tudo que está acontecendo aqui na escola. Estou aprendendo muitas coisas novas.

Leandro Cruz

Na Música Popular Brasileira eu aprendi apreciar um pouco mais as letras e a melodia. Gostei muito de ler os livros que contam sobre a vida dos cantores: Paulinho da Viola, Chico Buarque, eles dois me encantaram. Mas o que eu mais aprendi foi com o documentário com o Dominguinhos; ele fala da música com alma e com o coração. O que mudou na minha vida em relação a música foi ter conhecido tantos músicos conhecidos e consagrados como: Pixinguinha, Adoniran Barbosa que são cantores que eu não conhecia e, agora vejo o valor que eles possuem na nossa música. A música clássica é muito legal e eu não tinha o hábito de ouvir mas adorei ter ido à Sala São Paulo, foi lindo! Aquele maestro parecia que estava levitando para mim foi mágico.

Maria Aparecida Santos

O que eu aprendi foi que a música deve ser ouvida com atenção para entendermos as letras. Gostei muito do filme que assistimos sobre o Paulinho da Viola. O que mudou foi que agora acho que as músicas antigas são muito interessantes. Eu gostei da música que o prof. Francisco tocou e cantou: Trem das Onze.

Maria Aparecida Souza

Aprendi a prestar mais atenção nas letras das músicas. Achei muito interessante estudar sobre a vida dos cantores. Gostei muito da conversa com o Prof.Francisco porque ele falou sobre o Adoniran Barbosa e eu nunca tinha ouvido falar dele, gostei também da música Saudosa Maloca.

Maria Vilma Lima Dias

Aprendi que a Música Popular Brasileira retrata o cotidiano dos cantores e que nas letras da música isso aparece. Li os livros sobre a vida do Heitor Villa Lobos, Caetano Veloso, Vinicius de Moraes; que é um grande compositor e Chico Buarque de Holanda. Agora posso dizer que obtive mais conhecimento na Música Popular Brasileira.

Renato de Jesus Rocha

Eu agora ouço música mais vezes nas horas vagas, mas quase não tenho tempo para ouvir. Gosto de ouvir aos domingos com meu pai. É o momento que tenho tempo para ouvir. Eu li sobre o Chico Buarque, Luiz Gonzaga, Ari Barroso.

Thereza de Moraes

Impressões sobre a Sala São Paulo e o concerto

Ao ouvir as Músicas na Sala São Paulo, eu ....

....Senti uma paz enorme.

...tive a sensação que iria ouvir uma ótima música.

... senti que estava num lugar muito bonito e gostoso.

..me senti muito bem reunida com meus amigos, nossos professores e estes momentos são marcantes para mim. Eu guardo para sempre e nunca vou esquecer.

....fiquei arrepiada e muito emocionada o tempo todo.

...tive muito sono mas na segunda peça foi bem legal.

....fiquei muito relaxada, quase dormi.

... me senti tranqüilo e prestei muita atenção no movimento do maestro, além disso, fiquei muito atento porque nunca tinha assistido uma orquestra sinfônica.

...me senti bem por conhecer coisas diferentes.

....me lembrei e me senti como quando eu era criança e meu pai me levava para ouvir música. O silêncio para ouvir música faz a música ir na alma.

....fiquei muito alegre de poder assistir um concerto pela primeira vez na minha vida.

... na hora tive sono e depois fiquei triste.

...fiquei assustada com tantos instrumentos de uma vez só e depois me senti uma criança muito feliz ao lado dos professores naquela sala.

Veja algumas fotos do estudo do meio à Sala São Paulo